Cirurgia realizada por dentro do nariz, para correção de desvios, hipertrofias, alterações anatômicas que podem causar obstrução ou sinusite.

O que é?

São cirurgias voltadas para a melhora da função nasal, para correção de desvios do septo, hipertrofias.

Como é?

Toda a abordagem é feita por dentro do nariz. Não fica cicatriz. Através de ressecção ou reposicionamento, busca-se a ampliação da cavidade nasal para que o ar passe sem obstáculos. Alguns casos são feitos por vídeo.

Depois que operei nunca mais vai aparecer no exame “desvio de septo”?

Não. A denominação “desvio septal” é dada para qualquer tortuosidade no septo. O que leva-se em consideração é a intensidade deste desvio e sua relação com as estruturas vizinhas. Logo, caso você apresente qualquer sinuosidade no septo, essa é classificada como desvio septal.

Preciso ficar com tampão depois da cirurgia?

Atualmente, no Consultório Fabrício Pandini não se usa tampão, exceto nos casos em sangramento de difícil controle, o que é raro.

Quanto tempo de repouso?

Após 7 dias, a maioria das atividades diárias podem ser efetuadas.

Que tipo de anestesia?

Da mesma forma citada na rinosseptoplastia, preferimos a anestesia geral para maior conforto do paciente, do cirurgião e do anestesista.

Casos rebeldes ao tratamento clínico para diminuir o tamanho das tonsilas, são indicados para tratamento cirúrgico em busca de uma respiração adequada e sono tranquilo.

Meu convênio cobre essa cirurgia?

Sim. A cirurgia de desvio de septo pode ser solicitada ao convênio médico que arca com as despesas hospitalares.